Dois dos maiores músicos da atualidade, o violinista francês David Grimal e o pianista baiano Ricardo Castro, viajarão pela Bahia numa turnê inédita, acompanhados pelos talentosos jovens da Camerata Neojiba. O grupo estará em Itabuna às 18 horas do dia 06 de agosto, no Teatro Municipal Candinha Dória. A entrada para o concerto é gratuita.
A Turnê “Camerata Neojiba na Bahia” levará um repertório inspirador, com peças de compositores europeus e brasileiros de diferentes épocas. O público poderá apreciar o "Concerto para violino, cordas e contínuo em ré menor", de Bach, a "Sinfonia de câmara para orquestras de cordas", de Shostakovich, o prelúdio das "Bachianas Brasileiras n.4", de Villa-Lobos, além de composições contemporâneas do baiano Elomar Figueira Mello, de Vitória da Conquista.
Esta será a primeira vez que Grimal e Castro, diretor-geral do Neojiba, se apresentam juntos no interior da Bahia. É uma oportunidade única de assistir aos músicos, que acumulam prêmios internacionais ao longo da carreira e costumam se apresentar com as melhores instituições musicais do mundo.
A Camerata Neojiba, formada especialmente para a turnê, reúne músicos selecionados entre os integrantes do naipe de cordas da Orquestra Neojiba, principal formação do programa. O grupo tem catorze instrumentistas, que também atuam como multiplicadores.
Os artistas tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho intenso de preparação com Grimal, que além de ser um famoso violinista é também professor. Atualmente, ele ensina na Escola Superior de Música de Saarbrücken, na Alemanha, e a partir de setembro de 2024 assume a cátedra de violino do famoso Conservatório Superior de Paris.
Grimal também é o criador da inovadora orquestra sinfônica “LesDissonances”, que realiza concertos sem maestro. Durante a turnê, os músicos seguirão esta mesma filosofia e tocarão sem regente.