Acessar Painel Administrativo do site Sair
16 Abr, 2024
Publicada em: 16 de 2021 às de 3 hs
Ilhéus: Morre aos sessenta anos o sindicalista e militante político Galdino

Faleceu em Ilhéus, na madrugada desta sexta-feira, dia 17, aos sessenta anos, vítima de parada respiratória, o sindicalista e militante itabunense Galdino Vianna Xavier. Vítima da covid-19, ele estava internado do Hospital São José desde o dia 14 de junho.

“Trabalhador da Nestlé nos anos 80, Galdino foi um dos pioneiros na organização da luta dos trabalhadores do setor de lácteos na região sul e sudoeste da Bahia”, lembrou ao Blog do Bené o colega de trabalho e também sindicalista Eduardo Sodré.

Participante do movimento estudantil da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz e militante político Galdino Xavier foi filiado ao PT-Partido dos Trabalhadores de Itabuna desde a as fundação. “Ele participou ativamente da criação de sindicato dos trabalhadores, impulsionando o início de um projeto de valorização para os colaboradores do setor da alimentação”, destacou Sodré.

“Além disso, ele apoiou a fundação de uma Federação, objetivando a viabilização de uma discussão ampla acerca do combate à exploração, às condições precárias e à desvalorização dos trabalhadores das indústrias de alimentação e afins da Bahia. Sempre teve como objetivo a criação de um único sindicato que abrangesse todo o setor da alimentação, a fim de fortalecer a resistência aos descasos e explorações dos trabalhadores. Assim, buscou a unificação do Sindileite e Sindmassas para criação do hoje consolidado Sindalimentação-Bahia. Galdino permaneceu por catorze anos nas trincheiras do enfrentamento ao capitalismo selvagem das grandes empresas do setor da alimentação. Posteriormente, seguiu em busca de novos horizontes, mas nunca se desvencilhou da luta, sempre esteve no campo da esquerda, sendo filiado ao PT. Hoje nos deixa vítima do covid, mas sua memória sempre estará presente como propulsor na luta de muitas e muitas conquistas de classe de muitos e muitos trabalhadores.  Galdino, Presente, pois ‘a morte nos afasta materialmente das pessoas que amamos, mas não nos priva de seguir com elas. Depois que deixam de estar ao nosso lado, elas passam a morar dentro de nós’”, finalizou.

Galdino Xavier deixa esposa e dois filhos.


Escrita por: Escrito por: Ederivaldo Benedito - Informação ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE





Você também pode se interessar por:
Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Ederivaldo Benedito (Bené)
Desenvolvido por: